sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Curiosidades Engraçadas



Várias curiosidades engraçadas de costumes de séculos passados. Hoje dá para rir com isto, mas a vida devia ser bem difícil naqueles tempos. Sobretudo para quem morria…! (continue a ler e já perceberá porquê). Saiba a explicação das origens de algumas expressões populares que começaram na idade média.


1. A maioria das pessoas casava-se no mês de Junho, o início do Verão, porque, como tomavam o primeiro banho do ano em Maio, em Junho o cheiro ainda estava mais ou menos...

2. Mas como já começavam a exalar alguns "odores", as noivas tinham o costume de carregar "bouquets" de flores junto ao corpo para disfarçar. Daí temos que Maio é o "mês das noivas" e a origem do "bouquet" de flores da noiva.

3. Os banhos eram tomados numa única tina cheia de água quente. O chefe da família tinha o privilégio do primeiro banho na água limpa. Depois, sem trocar a água, vinham os outros homens da casa por ordem de idade, as mulheres, também por idade e, por fim, as crianças. Os bebés eram os últimos a tomar banho.



4. Quando chegava a vez de dar banho aos bebés, a água da tina já estava tão suja que era possível perder um bebé lá dentro! É por isso que existe a expressão em inglês "don't throw the baby out with the bath water", literalmente, "não deite fora o bebé juntamente com a água do banho", que usamos para os mais apressados.

5. Os telhados das casas não tinham forro e as madeiras que os sustentavam eram o melhor lugar para os animais se aquecerem: cães, gatos e outros animais como ratos e besouros. Quando chovia, começavam as goteiras... e os animais pulavam para o chão. Assim, a expressão "está a chover a cântaros" tem o seu equivalente em inglês em "it's raining cats and dogs" (literalmente: chovem gatos e cães). Para não sujar as camas, inventaram uma espécie de cobertura, que se transformou no dossel.


6. Aqueles que tinham dinheiro, possuíam "loiça" de estanho. Certos tipos de alimentos como o tomate, oxidavam o material, o que fazia com que muita gente morresse envenenada. Daí que durante muito tempo o tomate foi considerado como venenoso.

7. Os copos de estanho eram usados para beber cerveja ou uísque. Essa combinação da bebida alcoólica com óxido de estanho, por vezes, deixava o indivíduo "K.O."! Quem passasse pela rua pensando que o fulano estava morto, recolhia o corpo e preparava o enterro.




8. O "defunto" era então colocado sobre a mesa da cozinha durante alguns dias e a família ficava à volta, em vigília, e à espera para ver se o morto acordava ou não. Daí surgiu a vigília do caixão ou velório, que em inglês se diz "wake" (acordar).

9. Como a Inglaterra é um país pequeno e não havia muito espaço para enterrar todos os mortos, os caixões eram abertos, os ossos retirados e encaminhados para o ossário e o túmulo era utilizado para outro infeliz.

10. Por vezes, ao abrir os caixões, percebiam que havia arranhões nas tampas, do lado de dentro, o que indicava que aquele morto, na verdade, tinha sido enterrado vivo. Assim, surgiu a ideia de, ao fechar os caixões, amarrar uma tira no pulso do defunto, tira essa que passava por um buraco no caixão e ficava presa a um sino. Após o enterro, alguém ficava de plantão ao lado do túmulo durante uns dias. Se o indivíduo acordasse, o movimento do braço faria o sino tocar. Assim, ele seria "saved by the bell", ou "salvo pelo gongo", como usamos hoje.



8 comentários:

  1. Andreia, postaste estas curiosidades por causa do primo Pablo que se casa no domingo?...
    Boa ideia. Não te escapa nada!
    Depois pergunta-lhe se ele gostou para nos rirmos... ah,ah,ah!

    Beijinho da tia e até sábado.

    ResponderEliminar
  2. Querida tia,

    Sim, é verdade.
    É para a Rita ir a cheirar bem e para vermos o que é que o Pablo diz.

    Um bom Sábado e até amanhã, se Deus quiser

    ResponderEliminar
  3. Olá Andreia! Só agora descobri o teu blog e quero-te dar os parabéns! Está muito giro e interessante! Vou continuar a seguir as novidades. Tens que adicionar a ferramenta do blogspot que permite às pessoas que te visitam seguirem o teu blog através das suas próprias contas do blogspot. Fica a minha sugestão :) Eu serei um desses seguidores!
    Fica bem Andreia!

    ResponderEliminar
  4. Olá!!!!
    Tornei-me seguidora atenta, bem como os meus filhos. Estas curiosidades são demais! Realmente o primeiro banho do ano devia ser um acontecimento extraordinário. Pobres crianças, a lavarem-se na água suja. Ao menos as noivas não cheiravam mal, com as flores por perto.
    Beijinhos e continua a dar-nos estas curiosidades!!!

    ResponderEliminar
  5. Joel,

    Joel, obrigada pela tua visita.
    É claro que vou continuar a trabalhar no meu blogue.
    Eu gostava que tu me ensinasses a usar a ferramenta que referiste no comentário porque eu não sei.

    Boa semana da Andreia

    ResponderEliminar
  6. Mansilha,

    Obrigada pelas tuas palavras e pela tua visita.
    Vou mandar mais textos e muitas outras coisas.
    Também tenho poemas do António Aleixo.
    O Jorge Gabriel também fez um livro que se chama O Livro dos Avós.

    Um abraço da Andreia

    ResponderEliminar
  7. Olá prima.
    O que dizes no ponto 9 também acontecia em Portugal. Eu já escavei sepulturas em volta das igrejas, reutilizadas em diferentes épocas, e também escavei um ossário em Sortelha, onde eram colocados os ossos retirados dos túmulos junto à igreja (principalmente o crânio e os ossos maiores dos membros inferiores e superiores).
    Quanto ao resto, havia muitas coisas que desconhecia. Gostei
    Beijo.
    Marcos

    ResponderEliminar
  8. Ola Andreia, lembras-te de mim??? Sou a Vanda a filha da Mariazita e do Carlos. Ja deves saber que estou na Grecia ha muitos anos, tenho uma filhota the 8 anos e um menino de 4 anitos. gostei MUITO do teu blog, e vou visitalo regularmente. Gosto muito do titlo ''O jardim da Andreia'', afinal tu sempre foste e es uma linda flor!!! manda novidades, o meu mail e: vandasantos74@yahoo.com Tambem estou no face book, Vanda Sofia Santos, se quiseres veres algumas fotos minhas e da minha familia! Beijos doces para ti & teus lindos pais!!!

    ResponderEliminar