sexta-feira, 19 de julho de 2019



Funcho

Família: Família das cenouras (Apicaceae)

Origem: O funcho selvagem cresce naturalmente desde o Mediterrâneo à Ásia, e há muito tempo que é utilizado como erva aromática e especiaria. As variedades que crescem no nosso país, como o funcho-doce e o funcho do bolbo derivam da forma selvagem desta planta.

Características: O funcho-doce (Foeniculum vulgare var Dulce) pode ser bienal ou vivaz. Dos caules, fortes e canelados, saem as folhas plumosas e decorativas. A planta pode atingir 80-200 cm de altura e produz flores em forma de umbelas, durante o Verão. As sementes, com um sabor semelhante ao do anis, são produzidas nas umbelas e têm a forma de meia-lua.
Os seus efeitos são causados pelo seu grande conteúdo de óleo.

Espécies Relacionadas: O funcho de bolbo (Foeniculum vulgare var,) é rico em vitaminas e muito saboroso cru, guisado ou assado. As espécies não florescem durante o Verão, mas produzem bolbos robustos.

Habitat: O funcho necessita de temperaturas amenas e de um local ao Sol, para que as sementes possam amadurecer convenientemente. O solo deve ser profundo já que a planta tem raízes compridas, e ao mesmo tempo deve ser rico em nutrientes e cálcio, e ter uma boa drenagem.

Cultivo: O funcho-doce é um arbusto vivaz, normalmente bienal nas regiões do norte sujeitas a geadas. A maior parte das espécies podem ser cultivadas como anuais, devem ser postas a germinar no interior, em fevereiro. Por outro lado, podem também ser semeadas no exterior em canteiros protegidos, sendo mais indicado plantá-las em filas com intervalos de 25 cm. Mais tarde, espace as plantas, plantando-as com 50 cm entre cada uma, porque crescerão bastante. Até as sementes germinarem a terra deve ser mantida molhada. Antes do Inverno, corte os talos de modo a que fiquem com 10 cm de altura e tape as plantas com composto ou palha. Depois de crescidas e nas regiões mais quentes, as plantas de funcho propagam-se autonomamente.

Colheita: As folhas recentes e macias podem ser cortadas e utilizadas frescas para cozinhar. As cabeças onde estão localizadas as sementes devem ser cortadas quando as umbelas adquiridas uma cor castanha. Quando as sementes estiverem cobertas por tiras cinzentas, estarão quase secas, deverão ser penduradas até estarem secas por completo. Pode depois guardá-las em caixas fechadas.

Cozinha: 

As sementes e as folhas podem ser utilizadas para temperar peixe, saladas, e molhos. As sementes também são usadas na confecção de licores, pão e panquecas. O peixe gordo torna-se mais digestivo se junta funcho à receita. 

Sem comentários:

Enviar um comentário