quarta-feira, 10 de julho de 2019




Erva-Cidreira


Família: Labiadas (Lamiacae)

Origem: A Erva-cidreira é também denominada Folia melissae por causa do seu aroma. É originária do Oriente e do Mediterrâneo. Merece um local permanente nos jardins por muitas das características que apresenta. É utilizada na produção de licor.

Características: Este arbusto vivaz pode atingir os 70 cm de altura. Os caules espalham-se lateralmente e possui muitas folhas que exalam um intenso aroma a limão, especialmente quando esfregadas. As flores amarelas-claras, que formam cachos durante o Verão, atraem muitas abelhas e borboletas. A erva-cidreira é rica em óleos essenciais, taninos e alcaloides.

Sugestões sobre Espécies: As variedades “Aurea” com folhas de cor amarela dourada e “Variegata”, com flores douradas, são muito decorativas.

Habitat: A erva-cidreira cresce principalmente em locais ao Sol, mas pode também ser plantada parcialmente à sombra.
Deve estar abrigada do vento. O solo deve ser rico em nutrientes e solto, e pode cobri-lo com areia.

Cultivo: As sementes são germinadas em caixas durante a Primavera e mantidas a 20ºC. Deve cuidar da planta todos os dias porque as sementes não germinam antes de 2-3 semanas após serem semeadas. Assim que o tempo estiver mais ameno pode semeá-la no exterior, ou pode economizar tempo e plantar já crescida. Nos viveiros pode encontrar pequenos rebentos que se desenvolverão rapidamente. Durante a fase de crescimento, regue-as frequentemente e retire algumas partes da planta se esta se tornar demasiado espessa. Alternativamente, pode plantar a erva-cidreira num vaso ou num recipiente próprio para varandas. As plantas devem ser tapadas durante os Invernos mais frios.




Sem comentários:

Enviar um comentário