domingo, 14 de janeiro de 2018


Uma Explicação Improvável

E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço varão? E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que, também, o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus… Porque, para Deus, nada é impossível. Lucas 1:34-37.

Maria podia ser jovem, inocente e provavelmente um pouco ingénua, mas ela conhecia os factos da vida. Ela também compreendia que os bebés não vêm do ar, que é preciso um homem e uma mulher para os conceber. Daí a sua pergunta ter sido muito apropriada: “Mas como posso ter um filho? Eu sou uma virgem” (Lucas 1:34, A Bíblia Viva); “Não sou casada” (Philips); “Nunca dormi com um homem” (Message).
            A pergunta foi bastante normal – uma reação esperada. A resposta de Gabriel, porém, deve ter feito esta jovem mulher cair das nuvens: “Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra” (versículo 35). Eis aqui uma explicação que é única e incompreensível. Faz parte da Incarnação. Por esta altura a cabeça de Maria devia estar num redemoinho, com todo o tipo de emoções extraordinárias.
Contudo, o que estava claro na situação é que a criança teria por pai Deus Espírito Santo.
Temos aqui um mistério que nem conseguimos sequer começar a entender. A Bíblia não procura explica-lo, cita-o simplesmente como facto.
            A criança que iria nascer dessa improvável união é chamada “o Santo”. A ideia fundamental contida na palavra “santo” (hagios) é “separado” ou “diferente”. O que é santo é separado dos caminhos pecaminosos do mundo e posto à parte para Deus e dedicado a Ele. O que interessa aqui é que, ao contrário de todo o resto da Humanidade, Jesus nasceu santo. Todos os outros seres humanos poderão tornar-se santos no segundo nascimento quando aceitam o Cristianismo (João 3:3-5), mas Jesus nasceu dessa forma no Seu nascimento natural. Ele entrou no mundo num estado nascido de novo. Por isso, Ele teve o desejo de fazer o bem desde o Seu nascimento.
            Ouve-se, nalguns círculos, muita argumentação sobre a natureza humana de Cristo. É difícil seguir todos os argumentos. A Bíblia, no entanto, logo no começo da história do Evangelho diz-nos que Jesus era diferente na medida em que nasceu santo. Ninguém disse isto a meu respeito (nem a seu respeito, leitor) quando nasci. Só que eu também não nasci de uma virgem, tendo como meu pai o Espírito Santo. Se o tivesse tido, então, e só então, eu seria exatamente como Jesus. Ele nasceu santo, enquanto eu nasci sob os efeitos do pecado de Adão (Rom. 5:12).


Pai, ao meditarmos sobre o mistério da Incarnação, ajuda-nos a aprender mais da majestade e da maravilha de tudo isso.


Fixa os teus olhos em Jesus

6 comentários:

  1. Ai que lindo texto escreveste no teu blog. Até me apetece lê-lo muitas vezes!
    Obrigada Andreia, e continua a pôr coisas assim bonitas para nós lermos e termos vontade de andar mais perto de Deus. E fazermos mais orações...
    Uma beijoca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria,

      Acredito que gostes e tenhas apetite!
      Muito obrigada!
      Bom Sábado!

      Um abraço amigo,

      Andreia

      Eliminar
  2. Querida Andreia, tenho andado por outras paragens mas meu amigo rouxinol (esse mesmo, o do António Feijó) disse-me que se passavem coisas bonitas no Jardim da Andreia e então forcei os meus trôpegos passos a passarem por aqui e que recompensa que eu tive! Além de tudo o mais que está muito bem escrito, Maria é a Mãe e não é por acaso que ambas as palavras começam com a mesma letra (por acaso pelas mesmas duas letras).
    Vou continuar a passar por aqui, mas os teus textos levam tempo a digerir, o que li "com olhos de ler" foi o da relatividade do tempo e esse texto fez-me reflectir. Para já é tudo, fica bem e obrigado por tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito boa tarde, sr. lobo mau,

      Muito obrigada por gostar da minha escrita.
      A minha mãe e a cunhada também são Maria.
      Fico muito feliz por isso.
      Vou continuar a escrever textos.

      Um abraço amigo,

      Andreia

      Eliminar
  3. Então menina? Estavas tão lançada no início do ano... e já perdeste a embalagem? Oh... que pena, ficamos todos tristes! Queremos mais... Ok!
    Muitos beijinhos, se te portares bem... se não, levas só um... e vais com sorte!...

    ResponderEliminar
  4. Olá amiga,

    É que eu se já estivesse reformada teria muito mais tempo.
    Não me esqueço.
    A nossa amizade continua.
    Peço desculpa.

    Bom fim de semana!

    Um abraço amigo,

    Andreia

    ResponderEliminar