quarta-feira, 3 de janeiro de 2018



Jesus e o Outro Princípio


Todas as coisas foram feitas por ele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida. João 1:3 e 4.

O primeiro princípio no Evangelho de João é um princípio sem começo, refletindo a eterna pré-existência do Cristo divino.
João, porém, apresenta um segundo princípio nos versículos 3 e 4 – o princípio da Criação. O apóstolo Paulo comenta sobre este começo quando escreve “nele foram criadas todas as coisas que há, nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, … tudo foi criado por ele e para ele” (Col 1:16). E o livro aos Hebreus declara que foi através de Cristo que Deus “fez, também, o mundo” (Hebreus 1:2).
                Assim, o Bebé de Belém era muito mais do que simplesmente mais uma pessoa na cansada história deste mundo. A Bíblia apresenta-O como o Deus Criador, que tem “vida” em Si mesmo” (João 5:26). O livro O Desejado de Todas as Nações capta esta verdade quando afirma que “em Cristo há vida original, não emprestada, não derivada.”
Foi ter essa vida em Si mesmo que capacitou o Verbo a agir na Criação. E não é por acaso que o apóstolo João descreve o Cristo criativo como o Verbo (ou a Palavra.) Afinal, é o ato de falar que anuncia o começo de cada dia da Semana da Criação. “E disse Deus” reflete o significado da Palavra (ou o Verbo) em João 1:1-5 (ver Gén. 1:3, 6, 9, 14, 20, 24).
Consequentemente, foi também o Verbo eterno que guardou o Sábado no final da Semana da Criação. “Assim,” é o que lemos, “os céus, e a terra, e todo o exército foram acabados. E havendo Deus acabado, no dia sétimo, a sua obra que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra, que criara e fizera” (Gén. 2:1-3).
Perante isto, não admira que Jesus tenha referido que “o Filho do homem até do Sábado é Senhor” (Marcos 2:28).
 O Evangelho de João não anda com rodeios quando se trata de apresentar Jesus. Ele não é apenas a criança nascida em Belém.
Não! Ele é o Deus eterno. Ele é o Criador de tudo o que existe. Ele tem vida em Si mesmo.


                Ao fixarmos os nossos olhos neste Jesus, a nossa mente é desafiada e fica maravilhada relativamente à verdadeira identidade do nosso Salvador.

6 comentários:

  1. Eu sou uma priminha 'especial' que gosta mto de ti...
    E estou admirada com a tua determinação e cumprimento! Fantástico!
    As meninas bonitas fazem o que prometem... a não ser que não possam, é evidente! Qdo começarem as aulas na Escola já não vais poder pq chegas mto cansada. Mas se fizeres ao fim de semana, já é bem bom!!!

    Muito obrigada, Andreia!

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada!

    Fico felicíssima por saber que gosta do que eu escrevo!
    Continuo a pôr meditações!

    Bom ano!

    ResponderEliminar
  3. É isso mesmo que esperamos! Todos os dias!!!
    (mas se não puderes... não ficamos zangados, vamos espreitar no dia seguinte se já lá está...)
    Abraço grande... e um Bom Ano para ti e toda a família!

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada, tio,

    Um Bom Ano com as Maiores Bênçãos Celestiais!

    UM ABRAÇO AMIGO!

    ResponderEliminar
  5. Queremos mais! queremos mais! Queremos mais, mais, mais!...

    ResponderEliminar
  6. Ohhhhhhhhhh!!! Já estamos com saudades tuas... Pões coisas tão bonitas que depois nós queremos mais... Mas compreendemos! De vez em quando, não é? Ok!
    Bjs

    ResponderEliminar