quarta-feira, 18 de março de 2015

Qual é o Pai Mais Dedicado do Mundo Animal?




"Naquele dia vocês pedirão coisas em Meu nome. E Eu digo que não precisarei pedir ao Pai em favor de vós, pois o próprio Pai vos ama." João 16: 26 e 27

     Em sua maioria, os animais machos são reconhecidos pelos biólogos como pais ausentes que deixam para a fêmea o cuidado e a responsabilidade na hora de criar e proteger os filhotes. Geralmente é a mãe quem alimenta e ensina os pequeninos a sobreviver no mundo selvagem. Contudo, há exceções à regra. Em algumas classes, principalmente de mamíferos, o casal tem a responsabilidade de cuidar dos filhotes e às vezes é o macho quem cuida da ninhada.
     O pinguim macho da raça imperador é o exemplo clássico de amor, sacrifício e devoção paternal entre os animais. Seu comportamento poderia valer-lhe o título de "o pai do ano" no mundo animal. Durante o período mais frio do inverno, a fêmea põe um único ovo e imediatamente o rola para os pés do macho. Ele rapidamente cobre o ovo com seu corpo para mantê-lo aquecido contra uma temperatura de muitos graus abaixo de zero. A princípio, a fêmea dá uma pequena ajuda, mas em poucos dias ela parte para alguns meses de férias em águas mais quentes, onde fica pescando e descansando ao sol.
     Enquanto isso, o pobre coitado do pinguim macho fica 64 dias sobre o ovo para evitar que ele congele. Uma saída simples de três minutos poderia causar a morte do filhote antes mesmo de sair da casca. Portanto, o pinguim pai não tem outra alternativa a não ser ficar ali em jejum, aguentando o frio constante e as tempestades de vento tão comuns no Pólo Sul.
     Assim que o filhote nasce, a fêmea retorna do seu descanso e ajuda um pouco o macho. Apesar de magro e abatido, ele continua o seu papel paternal. É claro que, com um pai assim, ninguém se sente abandonado!
     Parece que Deus colocou esse tipo de comportamento nos animais para mostrar um pouco do que Ele mesmo é: um Pai que cuida de nós e chega a ponto de morrer numa cruz só para nos dar a hipótese de ter a vida eterna. Ora, se um pinguim consegue ser um pai tão dedicado, imagine Deus, que enfrentou a morte por amor de Seus filhos!

Extraído do livro "Curiosos no Mundo de Deus" de Rodrigo P. Silva e Lisliê Vidal Silva, pág. 251.

17 comentários:

  1. Já não sei se o Papá da Andreia será o mais dedicado do mundo animal... Perdão António...

    ResponderEliminar
  2. Talvez não seja o exemplo clássico do amor, mas como não sou pinguim e muito menos imperador, felizmente não terei que passar 2 meses em jejum. Uma grande diferença reside também no facto de a minha fêmea ter feito rolar duas crias, ao mesmo tempo, até às minhas mãos, o que talvez faça inveja ao imperador do pólo sul. Para concluir, tenho a certeza de que a Natureza na sua perfeição, fez com que a mamã das minhas crias, no seu cuidado maternal e intuição, nunca esteja ausente e me complete nas minhas limitações. Tenho as 2 crias mais belas deste mundo e eu sou um pai eternamente feliz. Obrigado Andreia por esta história. Beijinhos do Papá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois foi, Papá Matos... só quis testar-te pondo dois ovinhos em vez de um... foi uma malandrice! Quis ver como te sairias e pensando bem, não posso queixar-me! Agora... essas férias de 2 meses para a mamã das crias é que ainda não vieram... fico à espera!
      Beijinhos Andreia! Estás de parabéns pelo texto que partilhaste connosco. Deus fez tudo e todos muito bem feitos, não foi?

      Eliminar
  3. Eu também estou de acordo com o amigo Anónimo apesar das justificações do nosso Papá em causa...
    Até convido a Mamã a partir "para alguns meses de férias em águas mais quentes, onde fica pescando e descansando ao sol". Há por aqui muitas praias, é só ela escolher...
    Aproveita Mamã a onda de solidariedade... para o Papá poder mostrar todo o seu potencial de Pai dedicado e não ficar abaixo do Imperador, ora essa! Dos fracos não reza a História!!!

    Ps - Bem, vá lá... que ninguém lê isto... O Pai feliz pode vir também... com a Pinguim vaidosa! Não sei se sabem quem é...
    Beijinhos e abracinhos para toda a família Imperial!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a escolher a data... Não podemos desperdiçar um convite destes!!! Obrigada manita!

      Eliminar
  4. Estou deliciada com a imagem mas mais ainda com a meditação. Gostava de adquirir livros com reflexões dessas. Poderiam dizer-me onde se podem comprar?
    Muito obrigada e continuem. Passei por aqui uma vez e continuo a visitar este blog, Muito bom, entra no nosso coração.
    Um beijinho para a Andreia e que tudo corra bem sempre contigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe só hoje responder mas a gripe tem andado cá por casa e tudo se complicou. Mas posso dizer-lhe que o livro de onde a minha filha extraiu o texto foi publicado em 2005 pela Casa Publicadora Brasileira cujo link é: http://www.cpb.com.br/.
      Até uma próxima visita.
      Gabriela

      Eliminar
  5. Sou um astronauta do "planeta facebookiano, onde todos escrevem sobre o amor, mas amar não é posto em prática"... É só a fofoquice e a coscuvilhice!...
    Que tb tem as suas vantagens, diga-se de passagem!... Aglomera multidões 'aos molhos', que sabem tudo, sobre tudo, sobre todos... O que é mto importante, sem isso não se viveria... Ai, credo!
    Não preferes isto ao teu blog, tão intelectual, cultural, nobre, sentimental, etc, coisas que não são apropriadas, tv ridículas nos tempos modernos?...

    Pois pensa bem Andreia! Senão, ficas para trás... Não conheces as últimas novidades: na moda, na música, nos carros, nos filmes em que ganham os mais nus e com mais porcarias de todo o género... etc... É realmente uma pena, diga-se de passagem...

    Beijinhos cá do alto - de um poço!
    Ai, aqui em baixo está-se (ainda) tão bem!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem... não sei se o/a Astronauta já foi para a Lua ou se ainda anda por cá!
      De qualquer maneira, boa viagem e obrigada por ter visitado este Jardim!

      Eliminar
  6. Deixei passar uns dias desde o dia do Pai, porque é justo que a família venha primeiro, ainda por cima neste tema, mas não gostava de deixar passar o dia em vão.

    Se eu fosse prendado, escrevia umas coisas "fixes" mas como não sou, vou usar as palavras da grande poetisa alentejana Florbela Espanca.


    “Ter um Pai! É ter na vida
    Uma luz por entre escolhos;
    É ter dois olhos no mundo
    Que vêem pelos nossos olhos!

    Ter um Pai! Um coração
    Que apenas amor encerra,
    É ver Deus, no mundo vil,
    É ter os céus cá na terra!

    Ter um Pai! Nunca se perde
    Aquela santa afeição,
    Sempre a mesma, quer o filho
    Seja um santo ou um ladrão;

    Talvez maior, sendo infame
    O filho que é desprezado
    Pelo mundo; pois um Pai
    Perdoa ao mais desgraçado!

    Ter um Pai! Um santo orgulho
    Pró coração que lhe quer
    Um orgulho que não cabe
    Num coração de mulher!

    Embora ele seja imenso
    Vogando pelo ideal,
    O coração que me deste
    Ó Pai bondoso é leal!

    Ter um Pai! Doce poema
    Dum sonho bendito e santo
    Nestas letras pequeninas,
    Astros dum céu todo encanto!

    Ter um Pai! Os órfãozinhos
    Não conhecem este amor!
    Por mo fazer conhecer,
    Bendito seja o Senhor!”

    Florbela Espanca in Poesia 1918-1930
    Lisboa: Dom Quixote, 1992]

    PS: Parabéns António

    ResponderEliminar
  7. Perante o comentário do "nosso" lobo mau, e para não o "aborrecer" muito (não quero que mostre as garras...), reforço apenas que é sempre um prazer "tê-lo" connosco! Em todos os seus comentários encontramos algo leve e refrescante, muito bem regado com bom sumo, humor, simpatia e grande inteligência! Muito obrigada pela sua presença regular. E já agora pela poesia tão bela e apropriada e muito particularmente pelo seu "PS"! Caiu muito bem! Obrigada!
    A Andreia esteve, ou vai estando, constipada, daí a sua ausência, mas espero que em breve regresse para tomar conta do jardim.
    Quanto ao Papá Imperador que nos é apresentado, não posso deixar de o admirar pelo seu evidente amor, sacrifício e paciência na "confeção" do seu bebé... e sobretudo por amar tanto a sua esposa! Quer-me parecer que ele gosta que ela vá descansar e bronzear-se para estar sempre bela e cheia de saúde ao seu lado! Muito bem! Acho que vou conversar com o meu Imperador António para eu ir fazer também o mesmo tratamento da Imperatriz... Se ele concordar só regressarei daqui a dois meses!!! Pensando melhor talvez vá só no verão!

    ResponderEliminar
  8. Olá, amiguita Andreia, apesar de já terem passado muitos dias, aqui fica uma homenagem tb ao teu avozinho, pai do teu pai, que foi mais do que um pai para ti! Melhor que muitos pais que conheço... que ligam tanto aos filhos como se cá nem estivessem... Quem sabe até quisessem que nem cá estivessem...
    É o egoísmo! Que quanto mais perto do Fim estamos, mais aumenta e se expande... É contagioso. A Bíblia já o diz há séculos, não é novidade nenhuma... Tempos difíceis estes... Em todos os aspetos.
    Mas estamos seguros, não é Andreia? Temos Alguém que NUNCA MUDA e nisso está a nossa certeza e segurança! Até há um hino muito confortador, lembras-te?... "Que Segurança! Sou de Jesus!"... Sabes que nº é? Como és "aquela máquina"... tens os números do hinário (600 e tal) todos na cabeça... deste então respondes já num segundo... e acertas sempre, fantástico!
    Mas me lembrei mais do que isso: não queres postá-lo que é tão lindo, tão confortador! Já chorei de emoção várias vezes a ouvi-lo e a cantá-lo...
    Pronto, despeço-me da minha querida amiguinha com um xi mto grande e o desejo de boa semana, que amanhã já é o 1º dia de mais uma nova semana!... toca a trabalhar... nada de ficar na sorna... depois o 2º - 2ª feira, 3ª - 3ª feira, etc... até ao melhor de todos - o 7º dia - Sábado! Que dia tão Feliz! Lá nos encontraremos, se Deus quiser, novamente na Sua Igreja!
    Beijokas!

    ResponderEliminar
  9. Amiguita,

    O título do hino é "Bendita Segurança" logo o nº dele é o 240!
    Em breve postá-lo-ei aqui no meu blogue

    Beijinhos fofos e uma boa semana

    Andreia

    ResponderEliminar
  10. Oi! Obrigadinha! Esta noite tive uma insónia (por culpa minha... eu sei...) e vim visitar o teu jardim à noite que tb é bem bonto!

    Pois estou desejosa de ouvir esse cântico que já ouvi em tempos e gostei muito! És um fenómeno, Andreia! Tens os números todos na cabeça, puxa!

    Ainda vais para o Guinness World Records. E qdo isso acontecer não te esqueças de mim, ok! Quero tirar uma foto de recordação ao lado da minha amiguinha e a mandar bjs à família e aos amigos... isso é o mais importante!!!...

    (dar uma risadas faz mto bem à saúde, não é?... é o que dizem...)

    Adeuzinho, tchau, tchau, vou ver se vem o malandro do sono que esta noite não quer vir...

    ResponderEliminar
  11. Olá Amiguita,

    Para o sono vir mais depressa pensa em coisas boas.
    Eu também sou assim...

    Um abraço amigo,

    Andreia

    ResponderEliminar
  12. Apesar de ser o pai mais dedicado do mundo... e de todas as suas virtudes, este pai já começa a cheirar um bocadito mal.

    Tem de sair para se ir lavar... não achas, Andreia?

    ResponderEliminar
  13. Ah, sim, sim! Um bom banho, ele e o filhote.
    Precisam mesmo, dizem os biólogos, e eles lá sabem. Também apoio a ideia.

    ResponderEliminar