domingo, 28 de dezembro de 2014

Byron, o labrador

Kate Cross sofre de uma rara doença chamada Síndrome de Ehlers-Danlos. 
Isso faz com que as suas articulações fiquem tão fracas que até mesmo o acto de abrir uma porta pode deslocar o seu ombro, cotovelo ou punho.
Realizar qualquer tarefa do dia a dia seria impossível para ela…
Até que Kate conheceu Byron, um labrador.


Ela não saía de casa sozinha desde há muitos anos até receber a ajuda de Byron em 2007. Agora é o seu companheiro fiel.
Ele ajuda-a a atravessar a rua...

Põe a roupa na máquina de lavar...


Faz a cama e ajuda a tirar algumas coisas do frigorífico...


Sabe pegar no dinheiro para que Kate só precise de digitar a senha...


Ajuda nas compras...


... e até paga...

Ajuda a lavar o seu pratinho da comida...


e depois ainda ajuda a dona a esticar as pernas no sofá!


Para Kate Cross, Byron é agora o seu melhor amigo!


14 comentários:

  1. Eu fico sempre muito tocado com actos de abnegação dos animais. Há uns anos fiquei com a lágrima no canto do olho (fica mal a um lobo mau confessar estes sentimentos, mas fica aqui só para nós) com uma reportagem que vi na TV sobre a terapia feita com cavalos e os resultados obtidos no tratamento de crianças.
    Pelo meu lado, e embora não sejam coisas comparáveis, já há uns 2 anos que a Olívia me preencher a declaração de IRS, o que ela faz com muito entusiasmo (ver foto).
    http://www.fotothing.com/photos/58a/58a6cc665e5a3ad1e98f0b30dc794b5b_3e7.jpg

    ResponderEliminar
  2. errata: "que a Olivia me preenche a declaração de IRS".
    O trabalho dos cães-guia também é incrível. Já viste algum cão-guia em acção? Eu não consigo evitar ficar a ver e a admirar estes animais de excepção, embora devamos ficar caladinhos e não interferir, porque eles estão a fazer o seu trabalho e não devem ser distraídos.
    PS: Já me estou a responder a mim próprio, mas isto é da idade, tens de desculpar e mostrar compreensão. Feliz 2015. LM

    ResponderEliminar
  3. Bom dia,

    Eu também acho este cão fantástico!
    É impressionante!

    Bom ano!

    Tudo bom!

    Abraço amigo

    Andreia

    ResponderEliminar
  4. Realmente a Andreia acabou (ou está a acabar) este ano com uma postagem muito linda: desde a história, ao Byron e à Kate! Este "mundo" dos cães-guias fascina-me; quando os vejo passar na rua fico a observá-los com alguma inveja, confesso, dos seus treinadores. Julgo que enquanto os cães são pequenos eles ficam em casa de pessoas que os "adotam" e têm um estatuto especial que lhes permite acompanhar os seus "donos" em espaços públicos; já vi alguns nos hipermercados e penso em como gostaria de cuidar de um também... mas depois a separação deve doer... ou talvez não, pensando na tarefa que vão desenvolver no futuro. São cães especiais, dotados de capacidades incríveis! Bem... mas como já tenho três, é melhor não pensar muito nestas “coisas” lindas. Agora a Olívia... hum... que bela menina e pelos vistos também muito prendada! E tenho a impressão que até arranja as unhas, o que acho muito bem para poder escrever no teclado, vaidosa! Pensando bem, até que deve ser bom termos uma secretária para nos apoiar nos trabalhos forçados, como por exemplo a questão do IRS e do seu pagamento!...
    Andreia, gostei de ver o Byron e fui procurar mais. Vê em https://www.youtube.com/watch?v=0h3eJqoB-6Y
    Beijinhos,
    Mãe

    ResponderEliminar
  5. Bem, estes cães maravilhosos são algo de fazer até chorar... como é possível um animal mostrar tanta dedicação e competência? Que comovente!
    Mas... mas... aquela 'menina' da foto, a Olívia (Palito, será?... não de certeza... nota-se bem que está bem cheinha. Como a Vanessa; vê em baixo...) Pois essa menina apetecia-me agarrá-la frequentemente e não parar de lhe dar beijinhos!!! E até dormir com ela, deve ser tãaao quentinha!!!
    Não é Andreia! É o que mais apetece!... Que querida!
    Só me resta enviar bejinhos informáticos para ela (e para o seu dono... que pelo que já vamos conhecendo, é uma pessoa muito especial... espetacular!) Que tudo lhe corra conforme os seus desejos neste Novo Ano de 2015 e para toda a sua família!
    Parabéns pelas suas grandes qualidades, boa vontade e carinho a tomar conta deste Jardim e da sua dona que às vezes (ou muitas?...) é um bocadinho malandreca... deixa-nos para aqui pendurados sem podermos fazer mais nada...

    Óooviste ó menina Andreia? Vamos lá a passear mais por estes lados e a não andar tanto por outros, sabe-se lá por onde... que não têm comparação!!!
    Pronto, recebe Jocas da tia (ou Jokas, se quiseres, é capaz de ser mais fino...)
    Não sabes o que é? É para decifrares... Pergunta à tua mãe que ela sabe... Mas não é giro?...
    E ofereço-te a Vanessa - "bem cheiinha e muito bonitinha"

    https://www.youtube.com/watch?v=N9V-gyXUf3A

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é verdade, a Olívia seduziu-nos e ficámos a saber que há alguém que domina o Lobo Mau, o que nos deixa um pouco mais descansados!
      Mas sem brincadeiras, sinto-me feliz por contarmos com a presença deste senhor para mimar também um bocadinho a nossa Andreia. Com a vossa ajuda, a vida torna-se mais bonita e mais fácil de viver. Um bem-haja a todos!
      Eu... a mãe... e tua irmã!

      E já agora... fiquei impressionada com a Vanessa! Ah, ah, ah!

      Eliminar
  6. Querida tia Edite, creia que existe bondade em maior quantidade do que justiça nas suas palavras. Eu acho que já tinha dito, mas digo outra vez. Há uns tempos andava preocupado porque há muito tempo que não via o meu amigo rouxinol e perguntei assim "Oh Dr. Google, por acaso viu o rouxinol do António Feijó?" e ele disse-me "Então não sabes? Está no Jardim da Andreia", e foi assim que eu vim cá parar. Depois li do lado direito do Jardim que a Andreia "é uma jovem que gosta de reflectir sobre assuntos edificantes", que "se interessa pelas necessidades dos outros", que "disfruta a vida com alegria" e que ainda por cima "é uma exímia condutora". A partir dessa altura passei a vir cá de vez em quando para ver se era a sério ou "se era só garganta". Mas não é que é mesmo a sério!!! E tal como todas as pessoas que frequentam este jardim, acabei por ficar cativado pela personalidade de quem o mantém e com um bocadinho de ciúmes das pessoas que a têm a sorte de a ter na família.
    Relativamente à fotografia, a mesma não é da Olívia, é de uma prima que encontrei na Internet, mas a Olívia é igualzinha. Mas a querida tia Edite não se deixe enganar pelo ar cândido. A Olívia é muito feminina e como tal voluntariosa e senhora do seu nariz (do seu focinho neste caso). Quando a tento contrariar, lá vem o respectivo correctivo na forma de uma patada que faz com que ande sempre marcado, mas não faz mal porque depois compensa quando vem para o colo fazer ron-ron.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hum... essa coisa de ser "muito feminina e como tal voluntariosa e senhora do seu nariz"... hum... confesso que me deu um certo prazer e orgulho do meu género!!!

      Eliminar
  7. A esta hora da manhã e depois deste discurso, só posso dizer que a minha leitura ficou perturbada por uma névoa que se transformou em gotas teimosas em rolar pela face, embora controladas à custa de um ligeiro ardor na garganta... Depois, esta sensação incómoda abrandou logo que comecei a imaginar a personalidade e destreza dos movimentos da bela Olívia! E quando visualizei, por instantes, as marcas artisticamente desenhadas no seu dono, confesso, Lobo Mau, que me desmanchei a rir, embora baixinho a esta hora...
    Pois muito obrigada pelo tempo que dispende a visitar este jardim, por ter "aterrado" nele e por aqui permanecer. E como penso que nada acontece por acaso, estou certa que Alguém muito sábio e Amigo da Andreia o fez poisar aqui, mesmo sem ter essa intenção; também estou muito grata a esse nosso Amigo! É um prazer tê-lo por cá apesar de as coisas às vezes rolarem mais lentas do que gostaríamos, mas, como compreenderá, o tempo por vezes rege-se por outras horas…
    Feliz, mas Muito Feliz Ano para si e todos os seus! E até breve!
    Gabriela, mãe da Andreia

    ResponderEliminar
  8. Pois, pois, ora essa! Tens toda a razão, amiguinha! Gostei!

    Até podíamos organizar "O Movimento de Libertação das Gatinhas"! Não achas bem? Não era bom? Na tua casa ou na minha?
    Achas que o Sr. Lobo Mau, vai-me deixar entrar? E onde fazemos a sede do Movimento?
    Ele tem um sótão? Uma cave? Uma garagem com uns cantitos escondidos? Um quintal?... Ok! Fico à espera, é só dizeres...

    Recebe um beijinho, ou melhor, uma lambidela...
    Da amiga Janota

    ResponderEliminar
  9. Olha Janota, antes de mais, preciso de saber se és vadia e oportunista, ou se és dócil e sincera (apesar de vadia...)! É que estamos em janeiro e não sei se andas a vadiar aí pelas ruas, miau!, a namorar com este e aquele... e depois se queres vir cá para casa procurar um cantinho escondido... É que depois o meu dono ficava com a casa cheia de gatinhos e não sei se ia gostar! E tu pareces simpática, miau!, mas não quero perder o meu bem-bom!
    Agora, fico eu à espera! Miauuuuuuuuu!
    Olívia

    ResponderEliminar
  10. Muito obrigada e um Bom Ano!
    A Olívia é muito engraçada!

    ResponderEliminar
  11. Andreia, sabes uma coisa? Estou mto frustrada. Há qq coisa com isto ou comigo... que já é a 2ª vez que escrevo aqui, a 1ª para o nosso lobo mau bonzinho e agora para ti por causa do dia de amanhã, mto importante, não é?, e qdo vou clicar para publicar, zás!, desaparece. Olha que chato! Vamos lá a ver agora... Se acontecer o mesmo - desisto de vez!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Esse sintoma costuma estar relacionado com uma peça que deve estar entre o teclado e a cadeira. Se continuar a não funcionar, então para grandes males, grandes remédios. Um papel, uma caneta, um envelope e um selo devem resolver a situação :-)

    ResponderEliminar