quarta-feira, 24 de julho de 2013

Bolo gelado de fruta com bolachas

Olá amigos!!! Hoje para variar está a apetecer-me um bolo! Que acham? Hum!!!
A minha irmã Carla fez um bolo maravilhoso há umas semanas atrás, muito bom para esta época.
Experimentem fazê-lo pois vão gostar imenso!!!


Aqui vai a receita:

Para o Creme Branco: 4 dl de natas frescas
                                   1 lata de leite condensado

Para o Creme Vermelho: 300 g de frutos vermelhos congelados
                                       200 g de açúcar
                                       4 dl de natas
                                       70 g de bolachas de chocolate sem recheio 
                                       400 g de frutos vermelhos frescos

Cobertura e Decoração: 0,5 dl de leite 50 g de açúcar
                                      100 g de chocolate

 Preparação:
1. Unte uma forma de aro amomível com óleo e reserve.
2. Comece pelo creme vermelho: triture os frutos vermelhos com o açúcar, até que fique com o aspecto de uma pasta. Vá mexendo de vez em quando. Depois, bata as natas em chantilly bem firmes, envolva neste preparado e verta para a forma. Junte a bolacha cortada grosseiramente e os frutos vermelhos congelados e leve ao congelador durante dez minutos.
3. Entretanto, prepare o creme branco: numa tigela à parte, bata as natas em chantilly e adicione o leite condensado. Envolva suavemente e verta por cima do creme vermelho. Alise e leve ao congelador novamente até que fique congelado.
4. Ferva o leite com o açúcar, junte o chocolate picado, mexa e retire do lume. Desenforme o gelado só na hora de servir, junte mais frutos vermelhos por cima e regue com chocolate derretido. Decore a gosto e sirva.

 Bom apetite! Querem uma fatia?

15 comentários:

  1. COMUNICADO:
    Para os devidos efeitos se comunica a quem interessar, que eu, serei o primeiro cliente dos Doces que a minha querida sobrinha vai aprender a fazer esta semana (segundo ouvi dizer).
    E porque sou muito egoísta não quero partilhá-los com ninguém. Serão todos para mim.
    TENHO DITO!

    ResponderEliminar
  2. Puxa! Com um discurso destes, ninguém já se atreve a pedir uma única fatiazita deste que está à nossa frente... Andreia, tens de nos defender!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida tia,

      Vou meter-lhe inveja, porque esta semana, comi na minha escola, um doce, uma bola de atum e uma piza.
      Foi uma manhã maravilhosa uma hora do almoço fabulosíssima.
      Quanto ao que o tio disse a tia pode ficar descansada, que eu vou pedir à Carla para fazer outro só p'ra si.

      Um abraço

      Andreia

      Eliminar
  3. Olá tio,

    Esta semana comi na Quinta da Conraria um doce uma piza e uma bola de atum.
    Adorei ter cortado uma fatia de fiambre.
    No dia três deste mês houve um encontro de famílias e puseram vários petiscos. Foi tudo muito bom!!! Hummmmmmmmmmm!!!!

    PS Vou pôr mais receitas

    Um abraço

    Andreia

    ResponderEliminar
  4. É uma injustiça!! Só de ver a fotografia já engordei uns 2 kilos... Acho melhor deixar o bolo para o tio e para a tia :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada senhor lobo mau,

      Somos mesmo muito gulosos! Eu tenho dito muitas vezes aos meus pais se os bolos não engordassem passaria a vida inteira a comê-los.
      Ontem passei mais duas receitas, um salgado e um doce estival.
      Quando eu era novíssima, lia bastante; agora leio à medida que vou escrevendo.
      Mesmo o fisiatra disse que era outra forma de leitura!
      Neste exacto momento, estou a acabar a receita que se chama "Doce festival"...
      Então, o lobo mau está de férias?

      Cumprimentos

      Andreia

      Eliminar
    2. O lobo mau está de férias mesmo juntinho a Espanha. Eu sou um bocadinho obsessivo-compulsivo quanso se trata de bolachas, só descanso quando vejo o fim do pacote. Línguas de veado, pasteis de nata e crepinettes são a minha perdição. Mas geralmente porto-me bem, quando vou a casa da avozinha só aceito mesmo a chávena de chá

      Eliminar
    3. Olá senhor lobo mau,

      Espero que esteja a ter umas férias fantásticas! Está bem-disposto?
      Sr lobo mau, tenha cuidado da próxima vez quando for a casa da avozinha... pode o ladrão/a pensarem que o senhor é mesmo um lobo mau.

      Continuação de boas férias!

      Andreia

      Eliminar
    4. Fazes-me lembrar a história do sapo e do escorpião. Uma vez houve umas grandes cheias, e o escorpião estava com medo de morrer afogado e pediu ao sapo que o carregasse às costas para um lugar mais elevado. O sapo disse que não podia, porque uma vez que o colocasse às cavalitas, o escorpião picava-o e ele morria. O escorpião deu ao sapo a garantia de que não lhe picaria, porque se lhe picasse e o sapo morresse, morreriam os dois, porque o escorpião não sabia nadar. Perante esta linha de raciocínio, o sapo acabou por carregar o escorpião às costas e quando iam na zona em que a água era mais profunda, o sapo sentiu o ferrão do escorpião, a furar-lhe a pele. Perante isto diz o sapo: "Porque fizeste isto? Não vês que agora morremos os dois?". Ao que o escorpião respondeu: "Eu sei, mas a natureza do escorpião é picar, e mesmo morrendo, ninguém foge à sua natureza".
      Esta história toda para dizer que deixar de ser um lobo mau, não foi uma opção mas uma inevitabilidade. Por um lado porque a bengala atrapalha imenso quando ando a correr atrás das presas, e por outro lado, quando mordo, lá me salta a dentadura postiça, o que é muito embaraçoso e não inspira respeito nenhum.
      Ponderando todas estas variáveis, decidi reformar-me da carreira da maldade, e aceitar o chá e os scones da avozinha.

      Eliminar
    5. Boa tarde, senhor, João Correia,

      Acabei de ler mesmo agora a história do sapo e do escorpião, é muito gira!
      Assim que eu tiver algum conto giríssimo, pô-lo-ei...

      Um abraço

      Andreia

      Eliminar
  5. Ai tanta gente gulosa!!! O nosso lobo mau tem toda a razão: o melhor é nem olhar...

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde,

    Sim, sou gulosa nalguns doces... mas a sobremesa que eu gosto mais é mousse de chocolate e doces que tenham chocolate... mas não é sempre!!!
    Vou pôr mais no blogue.
    Vou transcrever também um texto que foi escrito por António Torrado, depois também pô-lo-ei cá.

    Um abraço da

    Andreia

    Com cumprimentos!

    ResponderEliminar
  7. Andreia, já comemos o bolo todo! Este está arrumado. Pode vir outro! De preferência em tua casa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, estás bom!

      Muito obrigado por teres ido visitá-lo!
      É provável que ponha mais uma receita de um salmão!

      Até breve!!!

      Eliminar