quarta-feira, 3 de julho de 2013

A Elefanta Chorou


"Jesus Chorou." – S. João 11:35

Você naturalmente reconhecerá este texto, como o mais curto da Bíblia, mas em muitos aspetos é também o mais longo, por causa do amor que está encerrado nessas duas pequenas palavras.
É evidente que não podemos saber, até que ponto os animais têm sentimentos parecidos com os nossos, e é um erro atribuir ao sentimento de um animal a maneira humana de sentir ou de se emocionar, mas há algumas experiências que observamos em animais, as quais são difíceis de serem descritas de qualquer outra forma.
Tomemos, por exemplo, a maneira como os elefantes agem quando se deparam com um membro caído em sua manada. É do conhecimento geral que os outros membros do grupo farão todo o esforço possível para reabilitar o elefante moribundo. E depois de morto, observa-se um comportamento que se assemelha a uma lamentação pelo membro que se foi. Os elefantes com frequência parecem estar enterrando o seu morto ao colocarem varinhas e capim sobre o corpo.
Quando os elefantes encontram os ossos de um outro que já morreu há muito, reúnem-se em volta do esqueleto e ternamente ajuntam vários ossos, especialmente os dentes, seguram-nos no ar, caminham ao redor, e algumas vezes carregam-nos até certa distância antes de deixá-los novamente no chão.
A mais notável demonstração de emoção de um animal que já tive oportunidade de conhecer, encontra-se no livro intitulado The Dynasty of Abu (A Dinastia de Abu), de Ivan Sanderson, o famoso explorador das matas.

Ele fala de uma elefanta de circo chamada Sadie, que não conseguia desempenhar o seu papel e tentou sair do picadeiro, mas recebeu a ordem de voltar. "Diante disso, Sadie encurvou-se sobre os joelhos e então deitou-se de lado. Os dois homens ficaram estupefactos por alguns momentos, pois Sadie estava chorando como uma pessoa. Ela deitou-se ali, as lágrimas rolando e com soluços que sacudiam o seu enorme corpo."
Felizmente para todos nós, Jesus foi capaz de efetuar o Seu trabalho na Terra. Ele chorou em várias ocasiões, sempre movido pelo profundo amor que tem por você e por mim.

Lições de Deus na Natureza, 1 de Julho de 1984

14 comentários:

  1. Que linda história! Os animais dão-nos lições de sensibilidade e de responsabilidade!...
    Que querida elefantinha! Fico maravilhada com a beleza e a variedade de animais que Deus criou.

    Obrigada Jesus! És o meu Herói!!! Bjs para ti, Andreia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida tia,

      No Céu nenhum animal feroz nos atacará!
      No Sábado passado abri o computador e não consegui mantê-lo ligado o calor era bastante.
      Também gostei da história e achei-a interessantíssima!

      Bom resto de Sábado!Boa semana!

      um abraço

      Andreia

      Eliminar
    2. Sr João Correia,

      Muito obrigada, pelo seu gosto da história da elefanta.
      Tem estado muito calor e as temperaturas não me têm permitido, mas está a ser muito agradável, embora tenha ouvido dizer que vão baixar.
      Espero que daqui para a frente continue assim!

      Os meus cumprimentos

      Andreia

      Eliminar
  2. A história da elefantinha é linda, mas os animais são todos diferentes. Os elefantes são herbívoros, comem umas saladinhas de alface e umas coisas desse género, e podem cultivar bons sentimentos. Já os lobos maus não conseguem chorar mesmo que queiram. Consegues imaginar um lobo mau sentado à mesa, com o babete ao pescoço e os talheres na mão, e a chorar baba e ranho com pena do coelhinho guisado que vai comer? :-)
    PS: Espero que estejas a ter um Verão muito agradável

    ResponderEliminar
  3. Cá para mim, o nosso amigo "lobo mau" é antes um cordeirinho...
    Ai, se todos os lobos, especialmente os maus, fossem como ele, vivíamos já num paraíso! Que maravilha!!
    Tive uma ideia:
    E se convocássemos todos os lobos, com esta proposta? às vezes, quem sabe, eles aderissem...

    Andreia!
    Bons sonhos para hoje à noite... com cordeirinhos, ok!
    Da amiga Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, muito bom dia, dona Maria!

      Muito obrigado, pelas suas palavras que escreveu!
      A maior parte das vezes mesmo acordada sonho com aquilo que mais gostaria de fazer.
      Se eu tivesse nascido bem passaria a minha vida numa pastelaria.
      E a Inês? Como vai?
      Quero saber notícias dela!
      A minha mãe no dia um de Julho foi operada às varizes pela graça de Deus correu tudo muito bem...
      O sr Jorge acabou o seu contrato neste mesmo dia.

      Os meus cumprimentos e até sempre!


      Eliminar
  4. Olá primita! Tenho apreciado muito o teu blog, as tuas postagens e os muitos comentários. Parabéns!
    Mas sabes uma coisa? O que está a dar são as FOFOCAS e para isso nada melhor do que o Facebook.
    "Olá, como estás hoje?", "Eu ontem fui almoçar a um restaurante espetacular ali na esquina do troca o passso! Aconselho-te e aos teus milhares de amigos." "Olá queridinha, que roupa achas que eu vista hoje? Vê as fotos que pus há pouco... estou tão indecisa..." "Ai, o que o XYZ fez!!! Que horror! Ainda não sabias? Eu conto-te..."
    Etc, etc... gostas do estilo? Eu não posso passar sem ele! Como é que iria viver!!!... (nota-se...)
    Ai, ai, ai.. que tristeza... E conheces aquela foto do rapaz que tinha gente sem fim no facebook? Um dia, coitado, morreu, e no velório uma ingénua senhora perguntou para outra: "mas ele tinha taaaaaaaaaaaanta gente no Facebook, e aqui contam-se pelos dedos de uma mão!!!..."
    É o que eu te digo, Andreia, - são as fofocas que interessa, o resto são 'tretas'! E se se é adventista, pior ainda, não achas? Olha o tempo perdido!... e que não volta atrás... essa é que é essa!
    Bem, é caso para reflexão!... Pois pensa no que te digo e escolhe inteligentemente.
    Um abraço do primo que de vez em qdo passa por aqui e te aprecia muito. É assim mesmo, fizeste uma boa escolha! Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá primo,

      Muito obrigado por apreciares!
      Juro que venho mais vezes ao blog!

      Um grande abraço

      Andreia

      PS A minha mãe foi operada às varizes no dia um de Julho

      Eliminar
  5. O "Primo de longe" (ou será de bem perto?...) falou umas grandes verdades. Por mim o digo. Tens razão "Primo"! Se eu comparar o tempo que passo no Facebook (com niquices sem interesse...) com o que passo com Jesus e a Sua Palavra, até me envergonho.
    Obrigada "Primo" pela tua chamada de atenção. Foi Deus que te inspirou...

    ResponderEliminar
  6. Olá a todos! Sou a mamã da malandreca da Andreia e vim agora espreitar o blogue dela. Constato o que já desconfiava: é que ela anda um bocadinho preguiçosa, pois já há muitos dias que não vem ver os seus amigos e falar com eles. Bem... vou tentar desculpá-la... é que eu fiz uma operação cirúrgica, que graças a Deus correu bem, mas ela agora tem a sua atenção concentrada numa pessoa... não sei se adivinham quem! Já a incentivei a distrair-se vindo ao blogue mas está difícil... arranja sempre uma desculpa para tomar conta de mim! Espero que a desculpem e compreendam, ok? Espero que em breve ela venha deliciar-se com os vossos comentários. Obrigada pela vossa amizade.
    Um abraço inclusive aos anónimos!
    Gabriela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha mamã, se as pessoas dizem que eu sou uma piegas ou sou uma ateia a culpa é tua, ok!

      Por isso, vê lá se a próxima vez tens mais cuidado...

      Tudo de bom

      Eliminar
  7. Olá! Gostei muito da história! De facto, os animais dão-nos muitas lições: por vezes, pergunto-me quem serão os animais racionais e os animais irracionais? Adoro elefantes e cães e tigres e porquinhos-da-Índia e...
    Então, quando vens responder aqui ao pessoal? Qualquer dia levas uma mordidela do lobo mau e outra minha. Eh eh eh!
    Um abraço da tua irmã, Carla

    ResponderEliminar
  8. Olá Carla,

    Não me esqueço de ir ao blog!
    Neste momento quero agradecer-te o teu gosto pelas imagens...
    Os únicos animais que eu gosto muito são os cães.

    Beijinhos!

    Até logo, ok!

    ResponderEliminar