sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Agrião

Nasturtium officinale

Família: Família da mostarda (Brassicacae)

Origem: O agrião é natural da Europa, mas hoje em dia pode ser encontrado em todas as regiões temperadas. Frequentemente cresce perto da água e é por vezes denominado agrião de água ou de ribeiro. Já os romanos os utilizavam em saladas e tempero. Pode encontrá-lo sob o nome de “Rorippa nasturtium-aquaticum”.

Características: Esta planta aquática e de regiões alagadas cresce até aos 70 cm de altura e as suas folhas são densas.
As raízes espessas seguram a planta firmemente à terra e as folhas estão dentro e fora de água. No Verão, as folhas brancas contrastam com os ramos verde-escuros. As folhas contém um óleo amargo essencial (óleo de mostarda glucósido), vitaminas, substâncias minerais, taninos e alcalóides.

Espécies Relacionadas: O agrião de folha pequena (Nasturtium microphylum) é reconhecidamente resistente à geada.

Habitat: O agrião é uma erva utilizada para saladas que cresce em zonas frias, em locais parcial ou totalmente à sombra.
Prefere um solo rico e argiloso, que deverá estar constantemente húmido.

Cultivo: As plantas requerem alguma atenção enquanto estão a crescer porque necessitam de água com 1 m de profundidade. Pode encontrar estas condições específicas em sapais ao redor de pequenos lagos.

Colheita: As partes mais saborosas são as folhas e os rebentos mais recentes, que devem ser colhidos antes da planta florir. Preserve-as num copo de água colocado à sombra para manter as plantas frescas. É muito importante serem lavadas antes de utilizadas.

SUGESTÃO ESPECIAL

Salada de Agrião com Abacate

Para preparar uma salada de verduras, necessita de 1 ou 2 mãos cheias de agrião e uma pequena porção de dente de leão, urtiga e folhas de bétula. Corte um abacate às fatias e coloque-as sobre a salada. Cubra com um molho de vinagreta e o sumo de um limão. Adicione sal. Esta mistura rica em vitaminas é muito saborosa durante todo o ano.

USOS
Cozinha: Pode utilizar o agrião juntamente com outras verduras. É muito saboroso em sanduíches ou com queijo fresco. Também dá às sopas um travo característico!

Propriedades Medicinais: Esta erva estimula a vesícula, rins e fígado. Também ajuda a digestão e purifica o sangue, e durante a Primavera pode incluí-la em dietas de emagrecimento. É indicada para problemas reumáticos e gota.

Cosmética: O sumo de agrião contém uma substância essencial antibiótica que limpa e purifica a pele. Use um pano para friccionar e aplicar sobre a pele irritada. Também serve para aclarar as sardas que surgem no Verão aplicando a erva esmagada sobre a pele à noite.

Usos Decorativos: O agrião é cultivado nas margens de lagos de jardim ou ribeiros, e cobre-as com as suas flores brancas.


PRECAUÇÃO IMPORTANTE

Quando colher agrião silvestre, tenha em consideração a pureza da água onde a planta cresceu, de outra forma pode correr o risco de contrair doenças. Doses exageradas de agrião podem provocar problemas renais, por isso não consuma mais de 30 g por dia.

Andrea Rausch e Brigitte Lotz, O Guia das Ervas Aromáticas

3 comentários:

  1. olá, sr.ª d. Andreia!
    Agora já sei como emagrecer e como manter a pele purificada para o próximo Verão... Por enquanto, sugiro que façamos a salada de agrião e abacate para o próximo Sábado. Que te parece, sua gulosa?
    Continua com o teu blogue! Estou a adorar e estou muito orgulhosa de ti!!
    um abraço apertado da tua manita, Carla

    ResponderEliminar
  2. Olá Andreia,

    não te sabia tão interessada pela culinária!!!
    Sabes, gosto muito de agriões. vou guardar a tua receita.

    Continua, o teu Blog está super giro!!!
    Bj

    Da amiga IsabelRuivo

    ResponderEliminar
  3. Doutora Isabel,

    Obrigada pelas suas palavras simpáticas.

    Bom Sábado, doutora Isabel.

    Um abraço da Andreia

    ResponderEliminar