sexta-feira, 3 de janeiro de 2020


Suplico a Tua Presença

Implorei deveras o teu favor, de todo o meu coração; tem piedade de mim, segundo a Tua palavra. Salmo 119:58.

O enfarte foi quase fatal. No dia 25 de fevereiro de 1960, o coração de Terri Schiavo deixou de bater apenas por alguns instantes, o suficiente para que o sangue deixasse de irrigar o cérebro. A consequência foi um terrível dano cerebral. Naquela época, Terri tinha 26 anos. No dia em que escrevi esta meditação, ela faleceu após 15 anos de sobrevivência em estado vegetativo. O seu caso deu a volta ao mundo, devido a uma guerra judicial entre o marido e os pais de Terri.
                Um instante! Foi apenas durante um instante que o sangue deixou de irrigar o cérebro. Quando a oxigenação do cérebro se regularizou, já era tarde.
A partir daquele instante, a vida de Terri enfrentou consequências funestas. Era uma vida “sem vida”, que deu origem a uma polémica sobre se valia ou não a pena deixar que um ser humano “vivesse” nesse estado.
                Assim como o cérebro necessita de oxigénio, o ser humano necessita de Jesus. Por isso, o Salmista exclama: “Implorei deveras o teu favor [graça] de todo o meu coração.* Vivemos pela graça. Existimos pela graça e somos salvos unicamente pela graça.
                Se a vida é um dom de Deus, como realmente é, nada fizemos para merecê-la. Um dom é uma oferta. Não se paga por uma oferta. Basta apenas aceitá-la.
Como reagimos a uma oferta? Geralmente, o valor de uma oferta para nós depende do sentimento que temos em relação à pessoa que nos oferece o presente. Qual é o tipo de relação com Deus? Isso é o que vai determinar a nossa forma de administrar a Sua oferta.
A vida é frágil. Hoje é, e amanhã pode já não ser. A única coisa que sustém a vida é maravilhosa graça de Deus. Separados de Deus já não vivemos, apenas sobrevivemos, às vezes num estado “vegetativo”, esperando que chegue o dia em que o coração deixe de bater.
Faz deste dia um dia de comunhão com o Senhor da Vida. Não necessitas de pôr de lado as tuas atividades quotidianas. Enfrentas os desafios que se apresentam, hoje, diante de ti com a certeza de que não está sozinho. Deus é a tua força constante. Ele está ao teu lado, apesar das circunstâncias adversas que te tenham envolvido como densas sombras e que não te deixam ver nada. Clama: “Implorei deveras o teu favor [graça], de todo o meu coração; tem piedade de mim, segundo a tua palavra." 

Caminho para a Sabedoria

Alejandro Bullón


1 comentário:

  1. Que linda meditação tu aqui puseste, Andreia! Como escreveste no blog, palavras do Pr Bullón: "A vida é frágil. Hoje é, e amanhã pode já não ser". Como médica ainda mais consciente estou disso! Portanto, o melhor mesmo é vivermos cada dia com Deus no nosso coração, e assim estamos sempre perfeitamente seguros do futuro. Nele, em Cristo - o nosso Salvador - podemos perfeitamente descansar! Beijinhos da Tia Dite

    ResponderEliminar