terça-feira, 21 de agosto de 2018

A raposa e as uvas

- Ora que vida desgraçada esta – ia murmurando a raposa, enquanto caminhava por uma estrada, alta noite, direito a um povoado.
- Já lá vão dois dias que me deito sem cear, depois de passar o dia todo quase sem comer. Quem pode aguentar-se com uma fome destas? E é que nem uma galinha, nem um pinto, sequer, aparece por aí de forma a poder eu apanhá-lo. Nem os mais velhos se lembram de ter havido alguma vez uma fome destas. Como pode alguém mexer-se, andar, viver assim? As minhas pernas vergam-se sem força! Que desgraça! Se passo mais esta noite sem comer, amanhã nem posso levantar-me… Eu agora comia qualquer coisa, nem que fosse um chinelo velho…
Chegando à povoação, a raposa saltou para uma quinta, e, cautelosamente, a farejar, começou a andar por entre as árvores, à procura de uma capoeira.
- Estou para ver se nem uma ninhada de pintos encontro aqui… Que desgraça… que desgraça…
Ia por debaixo de um parreiral e, fazendo estas exclamações, levantou os olhos chorosos para o céu não viu o tal Deus, mas viu um lindo cacho de uvas, madurinho que devia ser uma delícia. Estacou a contemplar as uvas e disse baixinho:
- Que bem me sabiam aquelas uvas, se eu pudesse apanhá-las…
Começou a dar saltos a ver se conseguia alcançar o cacho, mas por mais esforços que fizesse não pôde chegar-lhe.
            Então continuou a caminhar, a caminhar, à procura da capoeira, e disse em voz alta:
            - Muito tola sou! Para que queria eu as uvas, que é coisa de que não gosto e demais estando tão verdes… Até podiam estragar-me os dentes…
            Eis como a raposa, não podendo apanhar as uvas cobiçadas, fingiu que as desprezava, para não demonstrar a sua fraqueza. É isto exatamente o que muita gente faz.


 Alsácia Fontes Machado, Fábulas de Animais e Outras, Veja, 1994

3 comentários:

  1. Pois é! Ninguém gosta de perder… de fazer figura de urso… etc...
    Aprenderam com os humanos, não é? Um abração grande pq gostei muito da tua vontade de postar com mais regularidade alguma coisinha! Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Não tem de quê. Foi com muito gosto! Sou uma tua admiradora… És uma linda menina e muito boazinha, já percebi isso pelas tuas respostas. Continua assim, querida! Bj grande

    ResponderEliminar