domingo, 26 de fevereiro de 2012

O Tareco, a Tareca e a Criada


Era uma vez um Tareco
muito gordinho e anafado
que vivia bem casado...
Um dia a esposa lhe disse:
- Trabalhar não quero mais,
nem varrer, nem esfregar nem coser.
Agora tu é que vais
todo o serviço fazer.

E desde que o sol nascia,
pobre Tareco, varria, esfregava e cosia.
E a gatinha no cinema se metia...

Mas um dia, quando a casa voltou,
jantar não encontrou.
E disse o gato:
trabalhar também não quero.
Tu andas no lero-lero
enquanto eu faço o serviço.
Não, não estou p'ra isso:
nem varrer, nem esfregar, nem coser,
nada mais hei-de fazer.
Sou gato que me prezo,
filho de gente honrada.
Olha, Tareca, mete criada.

A coisa combinada, serva foi ajustada.
Uma gatinha airosa, com seu quê de gentil,
muito honrada e servil, chamada Menina Rosa.
E vida nova começou logo que a criada chegou.
E já os dois podem ir ao baile se divertir...

Mas uma tarde, quando da festa voltaram,
nem ceia, nem criada encontraram.
Horas depois, a criada chegou
e assim disse, assim falou:
- Eu não posso trabalhar,
nem varrer, nem esfregar, nem coser...
São tantas, tantas coisas, que nada posso fazer.
Fui ao cinema, pois gosto bem da folia.
Quero bailar e cantar,
viver a minha alegria.

O Tareco sua mulher olhou,
a mulher olhou o marido...
Já se haviam compreendido.
E desde aquele dia, o marido varria,
a criada esfregava, e a mulher cosia.

Depois, para a festa todos iam,
E muito felizes os três viviam.


13 comentários:

  1. Que bela historia, gotei muito, Yolanda cantinhodaheidi.blogspot.com, Açores Portugal

    ResponderEliminar
  2. Olá menina!
    Gostei mto da poesia; recordei os anos da infância em que a tua mamã e eu a sabíamos de cor e salteada... era uma das nossas preferidas.
    Gostei mto tb das imagens, mas olha que a Menina Rosa, para além de 'airosa, com seu quê de gentil, muito honrada e servil', tb me parece ser muito espertinha!!! Mas que bom, andar na farra com os patrões. E se calhar tudo pago por eles, hamm... nada mau!
    Então e o mais importante neste momento?!... Estás preparada? ... ainda falamos, ok? bjs e abracinhos da tia Dite

    ResponderEliminar
  3. Olá Yolanda,

    Obrigada pelo seu empenho!
    Gostava de conhecê-la pessoalmente.
    Brevemente irei ser operada ao útero.
    Assim que estiver melhor porei mais coisas.

    Felicidades!!!

    Beijinhos da Andreia

    ResponderEliminar
  4. Olá tia!

    Ainda bem que gostou da poesia. É muito bom recordar os antepassados.
    Peço as vossas orações.
    Por favor transmitam à Sandra e ao Roger, ok?
    É claro que estou preparada.

    Obrigada pelo seu apoio

    Bjs da sua sobrinha

    Andreia

    ResponderEliminar
  5. Andreia, onde é que vais ser operada? E na próxima 2ª feira, é isso? Bom, já sabes que não precisas de te preocupar. No dia 8 deste mês, se fores ao meu blog - meditacaoparaasaude.blogspot.com - vais saber porquê. Até lá - adivinha!
    Já estou a orar por ti. Bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá querida tia,

    Jesus está sempre ao meu lado!
    Muito obrigada pelas vossas orações.
    A minha operação vai ser em Coimbra no Instituto Bissaia Barreto

    Bjs e até breve!!!

    ResponderEliminar
  7. Então como está a menina Andreia? Já pode dizer alguma coisinha? O hotel era bom? Estamos à espera, ok!
    Bjs e abanõezinhos se for preciso.

    ResponderEliminar
  8. Olá Andreia! Tenho andado um pouco afastada daqui, mas assim que tive um bocadinho disponível vim logo ver se sabia notícias tuas. Como estás? animadita? E correu tudo bem contigo? Espero que sim.
    Desejo-te uma rápida recuperação e em breve " ver-te" aqui.
    Beijinho amigo da
    Rosário

    ResponderEliminar
  9. Então sobrinhita, como vai isso? Nem mandaste daqui um recadinho ao papá! Daqueles recadinhos secretos que todos vêem... e podem responder. Por isso não se pode dizer tudo o que vem à cabeça, não é? Tem que se ter mto cuidado. É o que tu fazes que respondes sempre com muita moderação. Parabéns, muito bem!
    Beijinhos e abracinhos e continuamos à tua espera - aqui - no teu jardim.

    ResponderEliminar
  10. Pois é, Andreia! ...
    A tua ausência, aqui, já está a ser muito prolongada!...
    Espero que tudo vá bem contigo´
    Um beijinho da
    Rosário

    ResponderEliminar
  11. Olá dona Rosário,

    A recuperação está a ir bem! Muito obrigado!
    O "hotel" era muito fixe, as pessoas foram simpatiquíssimas, comia líquidas iogurtes e gelatina.

    um beijinho da Andreia!

    ResponderEliminar
  12. Óptimo Andreia!
    Fico contente por saber que estás bem!
    Continuação de uma rápida recuperação!
    Beijinho amigo da
    Rosário

    ResponderEliminar
  13. Olá dona Rosário,

    Obrigada pelo seu cuidado.
    Ainda sinto algumas dores abdominais.
    Não me esqueci do convite à cerca do lanche, mas o meu pai não tem tempo.
    Assim que me lembrar perguntá-lo-ei.
    No dia 22 de Maio irei ter uma consulta dos olhos.

    Obrigada pelo seu apoio

    Um beijinho amigo da Andreia

    ResponderEliminar