segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Queques de chocolate

Ingredientes

75 g de manteiga
75 g de chocolate preto (com cerca de 50 por cento de cacau)
75 g de chocolate de leite
50 g de chocolate branco
100 g de natas azedas
50 ml de leite
50 g de açúcar mascavado claro ou de açúcar amarelo-claro refinado
2 ovos grandes
175 g de farinha de trigo para uso culinário
2 colheres de sopa de cacau em pó
1 pitada de sal
1 colher de sopa de açúcar demerara
1 tabuleiro com 6 concavidades, forrados com formas de papel plissado para queques

Preparação: 

Aquecer previamente o forno à temperatura de 200ºC.
Derreter a manteiga numa taça pequena e deixe arrefecer ligeiramente.
Parta os três tipos de chocolate em pedaços pequenos.
Numa taça, bater as natas azedas, o leite, o açúcar mascavado, os ovos e a manteiga derretida, com um batedor de arame.
Peneirar a farinha, o cacau e o fermento em pó para dentro da taça. Acrescentar o sal e os chocolates em pedaços.
Com uma colher grande de metal, misturar todos estes ingredientes até ficarem bem combinados, mas sem mexer de mais.
Distribuir a massa pelas formas dos queques. Polvilhar cada bolinho com uma pitada de açúcar demerara.
Levar ao forno pré-aquecido durante 20 minutos – decorrido este tempo, já terão crescido, embora ainda não estejam muito bem cozidos no meio.
Continuarão a cozer enquanto arrefecem.

13 comentários:

  1. Uau! Ainda não tinha visto a tua nova postagem. E logo queques que eu gosto tanto!!! E mais - de chocolate! Hum... são de fazer água na boca...
    Gostei muito, mas gostava mais se os pudesse comer já. Iam logo uns 2 ou 3... mesmo a esta hora... com um chazinho de ervinhas... ai, que bom!
    Pronto, mesmo sem nada, dou-te um beijinho. Mereces tudo!

    ResponderEliminar
  2. belo aspecto vou experimentar. júlia

    ResponderEliminar
  3. Olá terapeuta Júlia,

    Fiquei muito contente por ter ido ver o meu blog!
    Espero que goste dos queques e desejo que tenha um bom dia!

    Um beijinho

    Andreia

    ResponderEliminar
  4. Olá tia,

    Eu também gosto de coisas com chocolate, mas sei que fazem muito mal, mas desde que não seja diariamente, não faz mal.
    Vou pôr mais receitas e outras coisas!!!
    Vou escrever as suas meditações.

    Bom Dia de trabalho!!!

    ResponderEliminar
  5. Andreia, podes fazer-me um favor? Dás um recadinho especial à tua mãe?
    Diz-me que a mana lhe envia - com os teus queques, claro, já que aí estão e eu estou longe... - muitos Parabéns pelas suas maravilhosas Primaveras (não dizemos quantas, não é?... assim cria mais suspense...)
    E podes dizer-me (em segredo) qual é a prenda que lhe vais oferecer? Deve ser muito bonita pq tu tens muito gosto... e eu sou muito curiosa...
    Bjs tb para ti e uma boa festa aí em casa!

    ResponderEliminar
  6. Olá tia,

    A prenda que eu lhes dei foi a minha presença cá em casa. Tem inveja não tem? Gostava que eu estivesse consigo, não era?
    Quer vir cá beber um chá connosco? Nós gostávamos muito.
    Já lhes dei os parabéns por si.
    A minha mãe faz 59 primaveras e o meu pai faz 57 primaveras!!!

    Beijinhos da sua sobrinha

    Andreia

    ResponderEliminar
  7. Oh, minha querida, até me esqueci do teu pai! Vês! Sabes porquê? Pq 'quem não aparece, esquece'! É ou não é verdade?
    Tu vê-lo aqui a passar, já não digo passear, pelo teu Jardim? Não vês pois não?... Passa muito tempo na Terra mas não neste Jardim, ainda por cima o Jardim da filha! E pronto é o que acontece. Ora bolas, assim tb não!
    Mas não é só com ele, - com toda a gente que se esquece de passear pelos jardins. Este é um Ponto de Encontro, e é tão agradável, tão fresquinho! Aqui se conversa mto e de assuntos mto importantes, como os queques.
    Quem vem aqui mto é a D. Rosário, minha grande amiga do centro de saúde. Uma querida! E vê-se bem. Vê lá as vezes que ela por aqui passa e deixa a sua mensagenzinha! E nem te conhece! Que sensibilidade e ternura! É uma pessoa maravilhosa. Posso garanti-lo que trabalhámos juntas ainda por muitos anos.
    Pois diz então ao teu papá, já agora que estás hoje a funcionar como mocinha de recados, que não pense tanto na 'Terra', suba um bocadinho às nuvens, pelo menos, hoje e contemple. O quê? A Terra!
    Não! As nossas maluquices. Como a tia a escrever que comia logo 2 ou 3 queques àquela hora. Ai, se calhar bem que comia! Mas não posso, faz mal à minha saúde, à nossa saúde. E muito pior àquela hora que não é para comer. É sim para dormir! Não achas? Desculpa o meu mau exemplo, foi excepcional... Acreditas?!...
    Muitos beijinhos para ti e só 1 para o teu papá pelos seus (agora já todo o mundo sabe e não fui eu que disse) 57 anos! Tantos!!! Ai que vergonha!
    Parabéns António! Não te zangues mto comigo. Só espero não ter dito mal o nome da tua empresa. Se quiseres confirmar aqui, pode ser bom para muita gente, quem sabe. E ainda por cima com um bom profissional como tu - em todos os aspectos!
    Finalmente - 'muitos anos de vida'!
    Um abração da cunhada sempre a chatear... e já agora, do cunhadito... não sei se ele se vai lembrar dos teus anos...

    ResponderEliminar
  8. Olá querida tia,

    Obrigada pelas suas palavras. É sempre bom vê-la aqui no meu blog.
    A minha mãe já disse ao meu pai quando formos a Lisboa que íamos visitar a dona Rosário.
    Quanto ao aniversário o meu pai tem tanta coisa para fazer que nem se lembra.
    Vou pôr mais coisas no meu blog.

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Boa noite Andreia!

    É com mt prazer que vos receberei e à "tia Edite" tb, para um lanchinho aqui em minha casa. Avisa-me,porém, primeiro para eu programar o meu tempo. Sabes porquê? É que eu tenho dois netos gemeos de três anos e meio e agora uma menina de um mesito irmã deles, e muitos dias lá vou para casa deles, dar apoio aos reguilotas. Até era engraçado que os conhecesses! Brevemente vou experimentar a tua receita dos queques. Dps te digo.
    Beijinho da Rosário

    ResponderEliminar
  10. Olá Andreia!!!!!! Estas exclamações refletem o quanto gostei da tua receita... Fantástica! Gosto muito de chocolate e não creio que faça mal, se comido com moderação. De vez em quando, que bem sabem uns deliciosos queques de chocolate... com chá bem quentinho até aquecem a alma. :-)
    Uma das minhas receitas favoritas (é segredo, não digas a ninguém...) é de bolo de chocolate coberto de chocolate (a cobertura é feita com uma tablete de chocolate preto e uma pacote de natas, ao lume para engrossar). Hipercalórico, é certo, mas tão bom...

    Aguardo mais novidades tuas. Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Ah, esqueci-me de uma coisa. Parece-me que tenho uma colega, chamada Carla, que também gosta MUITO de chocolate. Até diz que o seu desporto favorito é ... comer chocolate! Será que vocês se conhecem? ;-)

    ResponderEliminar
  12. Boa noite, dona Rosário!!!

    Espero que esteja bem de saúde.
    Obrigada pelo convite.

    Um beijinho da amiga

    Andreia

    ResponderEliminar
  13. Maria Mansilha,

    Muito obrigada por gostares de ires também ao meu blog.
    Sim, conheço essa tua colega que se chama Carla. Também é uma gulosa.
    Assim que eu tiver mais novidades, dir-te-ei, ok?

    Um beijinho da Andreia

    ResponderEliminar