sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Um Milagre de Natal




Era uma vez um menino
chamado Zé Avelino,
saudável, inteligente,
muito bom e diligente.

Mas não tinha habilidade
mesmo com boa vontade
p’ra desenhar e traçar,
reproduzir, inventar…

E assim vivia sem gosto
com este enorme desgosto…
As aulas estão a acabar,

todos já vão começar
com os desenhos de Natal
p’ra exposição anual
na escola do Avelino.

Ele escolhe o Deus-Menino
p’ra motivo do desenho
e tenta com muito empenho
fazer trabalho asseado…

Mas está muito enervado,
não consegue reagir,
acalmar… vai desistir!
O que fez… só p’ra rasgar!

A mestra vê-o chorar
e chama o nosso rapaz
que afirma: “Não sou capaz
de fazer nada de jeito!...”

“Olha p’ra mim a direito”,
diz-lhe a mestra, docemente,
e escuta-me atentamente:

O que agrada ao Deus-Menino,
fixa bem isto, Avelino,
não é só a qualidade
da obra, mas a vontade,

entusiasmo e amor
que se oferecem ao Senhor
no trabalho executado.
Não estejas desanimado!

Limpa os olhos. Porque não
descontrais o coração?
Faz aquilo que quiseres,
fá-lo o melhor que puderes!”

No papel humedecido
Avelino, enternecido,
começou a trabalhar…

Custa mesmo a acreditar,
mas o quadro do Avelino
que mostrava o Deus-Menino,
foi o mais apreciado
e o melhor classificado.

Pois do Menino-Jesus
desprendia-se uma luz
ténue, sobrenatural…
Um Milagre de Natal!


Julieta Vilela



10 comentários:

  1. Olá Andreia!
    Quero desejar-te um Santo Natal e aproveitar para te dizer que nunca deixes de publicar coisas bonitas. Estou fã e tenho aproveitado coisas que publicas para mostrar aos meus filhos e aos meus alunos. Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  2. Há milagres assim parecidos que têm acontecido noutras alturas do ano... Por isso nunca devemos desistir mas ir em frente, sermos persistentes. Não é Andreia? Tu não és de desistir! És uma lutadora de grande classe! Eu sei.
    Muitos milagres grandes para ti no próximo ano deseja a tia amiga de todo o coração.

    ResponderEliminar
  3. Olá Querida Tia,

    Quero desejar-vos um 2011 excelente!
    Já tenho mais 2 receitas.
    Depois mandá-las-ei ok?

    Bom Ano e Boas Entradas!

    ResponderEliminar
  4. Olá Mansilha,

    Quero desejar-vos um 2011 excelente!
    Olha, eu já tenho mais 2 receitas.
    Gostas de arroz de pato e de bolo de nozes?

    Um bom ano e tudo de bom!

    ResponderEliminar
  5. Olá Andreia!
    Gosto muito de te visitar atravéz do teu blog.
    Desejo-te um óptimo 2011! Beijinho da

    Rosário

    ResponderEliminar
  6. Ora aqui está um óptimo texto para mostrar aos muitos "Zés Avelinos" que andam por aí...
    Os meus parabéns!
    Um beijinho grande da tua irmã

    Carla

    ResponderEliminar
  7. Olá Carla,

    Sim, é verdade, é um texto bom para teus Avelinos lerem.
    No Ano Novo vou pôr uma surpresa no meu blogue.

    Até amanhã, se Deus quiser!!!

    Um beijinho da tua irmã

    ResponderEliminar
  8. Boa Noite, dona Rosário,

    Obrigada por visitar o meu blogue!
    Bom Ano para si e para a sua família!

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Olá Andreia!
    Na mensagem anterior enganei-me e troquei o teu nome com o da tua irmã... É que comecei a pensar no bolo de nozes e no arroz de pato e o meu cérebro começou logo a patinar... Acertaste em cheio, nas minhas comidinhas favoritas. Quando vou ter a receita? Aqui ou pela tua irmã? É que já tenho água na boca.
    Beijinho

    ResponderEliminar