quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Johannes Gutenberg




Bem-aventurados aqueles que leem ... as palavras da profecia. Apocalipse 1:3

       "Gostaria de ter um bom livro para ler", suspirou Gutenberg ao curvar-se sobre a sua mesa de trabalho, na sua joalharia, na cidade de Strasburg, Alemanha. Ele colocou a pedra que estava polindo na direção da luz, e imaginou dias melhores quando poderia dar-se ao luxo de ter um livro.
       "Se não se gastasse tanto tempo para copiar um livro à mão", refletiu Gutenberg, "então eles não seriam tão caros. Deve haver uma maneira mais fácil e rápida de se ter livros escritos, de modo a que qualquer um que queira possa ler e aprender. Porque os sacerdotes e nobres são os únicos que têm esse privilégio?"
       Enquanto Gutenberg olhava atentamente para um anel com sinete que estava na sua mão, uma ideia veio-lhe à mente. "E se usasse alguma coisa como este anel para imprimir letras no papel?" Levantando-se do seu banquinho, ele achou um lacre e fundiu-o. Pressionando a cavidade do anel no lacre ainda quente, ele formou um desenho em alto relevo.
       "Não, ainda não está bem", disse ele. "As letras não devem ser em alto relevo." Agarrando um pedaço de madeira macia, começou a talhá-la. Pintando as partes em relevo ele conseguiu imprimir o desenho. "Vai funcionar!" disse ele. "Por este método poderei imprimir livros inteiros!"
       Logo descobriu, também, que os blocos de madeira gastar-se-iam rapidamente. Gutenberg resolveu, assim, moldar as letras em metal. Essas letras podia juntá-las formando palavras, frases, e parágrafos.
       - Espantoso! - exclamou o Bispo quando Gutenberg lhe mostrou as páginas de uma gramática latina que ele tinha imprimido. - Pagar-lhe-ei bem se você fizer 300 cópias da Bíblia.
Assim, em 1454, Gutenberg começou a fazer os tipos para a 1ª edição impressa da Bíblia. Havia 1.282 páginas na Bíblia de Gutenberg, e cada uma foi impressa 300 vezes. Em alguns anos Gutenberg realizou o que se gastaria centenas de anos para fazer à mão.
       Hoje existem apenas 45 cópias da Bíblia de Gutenberg. Cada uma é valiosíssima! Não acredito que você tenha um livro tão raro quanto este, mas garanto que as bênçãos encontradas na sua Bíblia são inestimáveis.

       Você já achou essas bênçãos?



15 comentários:

  1. Querida Andreia, estava a ver se alguem comentava para não ser o primeiro (eu sou muito tímido), mas está toda a gente a fazer cerimónia, pelo que vou ter de avançar.
    Eu dou muito valor à descoberta do Gutemberg, por 2 motivos, por um lado porque se chamava João, e as grandes pessoas por algum motivo que desconheço, quase sempre se chamam João. Por outro lado porque lá na minha floresta, sempre tive acesso a muuuuuitos livros, e isso foi uma grande riqueza da minha juventude, porque lia tudo o que me aparecia à mão. Actualmente sou um lobo já cansado e os meus olhos já tiveram melhores dias, pelo que sou mais selectivo no que leio, mas sempre que vou tomar um chá a casa da avozinha, levo os óculos de ver ao perto, porque aproveito para ver as novidades, nem que seja nas revistas do fim de semana.
    Os teus leitores têm a sorte de ter temas sempre interessantes para reflectir, e eu fico à espera da próxima entrada do "Jardim da Andreia".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada e um ótimo fim de semana!
      O senhor gosta de poemas?

      Um bj

      Andreia

      Eliminar
    2. Sim, gosto de poesia. Infelizmente não tenho grande habilidade para juntar palavras, mas sou apreciador do trabalho de quem sabe. Dos autores do século 20, gosto em particular de António Gedeão, quem além de poeta foi um grande professor.
      No campo do romance histórico, descobri recentemente o trabalho da Ana Cristina Silva (principalmente "A crónica do poeta-rei Al-Mu'Tamid").
      Porque perguntas? Tens poesia escrita por ti? Se tens, gostava de ler. Prometo ser meigo na crítica :-)

      Eliminar
    3. Senhor João Correia,

      Não faço poesias, mas gosto de lê-las.
      Tenho dois livros de António Aleixo, prometo-lhe que qualquer dia vou escrever mais alguns.

      Cumprimentos da

      Andreia Matos!

      Eliminar
  2. Gostei muito, sobrinhita, da tua interessante reflexão. E só ontem é que vi. Fizeste-nos uma boa surpresa!
    Realmente a Bíblia está cheia de pérolas preciosas para todos os momentos, temos é de as procurar através de um estudo metódico e diário. Não achas? Eu sei que tu fazes isso!

    Bjs e um bom dia, ou melhor... quase uma boa noite pq já vai para as 18h... Com bons sonhos!

    ResponderEliminar
  3. Querida tia,

    Muito obrigada e um Bom Sábado!

    ResponderEliminar
  4. Muito bem! Já pensaste o que seria a nossa vida se o bom do nosso amigo Gutenberg não tivesse inventado a imprensa? Será que conseguíamos viver? Conseguir, conseguíamos... mas não era a mesma coisa!!!

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Ouça lá ó menina: eu conheço o seu tio Daniel (acho que é o Esteves) e gosto muito dele para achar que ele também merece uma respostazita, mesmo esfarrapada!
    Vamos lá a isso!

    ResponderEliminar
  6. A Andreia já não nos liga nenhuma!... Marota!

    ResponderEliminar
  7. Ora bem... vamos lá pôr um ponto de ordem na situação!!! Eu sou testemunha de que a menina Andreia esteve a tentar responder ao tio Daniel hoje! E deve ser perdoada por ter sido só HOJE, porque tem estado doente, com gripe, portanto é de compreender, acho eu!... Mas algum imprevisto terá acontecido pois, na realidade, não há nenhuma resposta para o tio!!! Hum... vou investigar... prometo!
    Mãe da Andreia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem. Assim é que é! O respeitinho aos cabelos brancos do tio é mto bonito! Cá ficamos à espera da resposta, que tem de compensar esta espera... portanto aprumares-te ainda mais!
      Bjs queridinha. Melhoras rápidas!

      Eliminar
  8. E já agora de outra postagem! Se tb posso dar a minha opinião.

    ResponderEliminar
  9. Mas afinal de contas quem é o Tico-tico?
    Já estou um bocadinho melhor da gripe e a minha mãe tb já está bastante melhor e agora está o meu pai!
    Em breve irei pôr outra coisa giríssima! Até lá!

    Os meus cumprimentos!

    Andreia

    ResponderEliminar
  10. Mas afinal de contas quem é o Tico-tico?
    Já estou um bocadinho melhor da gripe e a minha mãe tb já está bastante melhor e agora está o meu pai!
    Em breve irei pôr outra coisa giríssima! Até lá!

    Os meus cumprimentos!

    Andreia

    ResponderEliminar