quarta-feira, 20 de abril de 2011

Uma Primavera Especial


A Maria e o João nasceram no dia 21 de Março.
O avô destes dois meninos, o senhor Joaquim, era jardineiro e vivia numa aldeia que não tinha telefone. Enquanto plantava uma árvore para festejar a chegada da Primavera, escutou um pombo aproximar-se com uma carta no bico, que anunciava:

"Hoje de manhãzinha, à chegada do primeiro raio de Sol, chegaram também dois meninos muito parecidos um com o outro, a Maria e o João, que enviam um abracinho apertado aos queridos avós e esperam uma visita.
Ansiosos por conhecer a avó Ana e o avô Joaquim, os netos já amigos,
Maria e João"

O senhor Joaquim correu a dar a boa notícia à dona Ana, que o abraçou, ao mesmo tempo que dava gargalhadas.


Então, os dois avós babados começaram a pôr num cesto de verga os presentes que tinham andado a juntar nos últimos meses: uma moeda de ouro e um lençol bordado; e ainda sementes de macieira, de girassol e de melancia. Tudo a multiplicar por dois. E lá foram na sua carroça, puxada pelo burro Saltitão, a caminho da maternidade, onde os bebés mais bonitos do mundo inteiro dormiam felizes.
Quando a Maria e o João começaram a crescer, tornaram-se grandes companheiros dos avós. A Maria ia sempre à capoeira com a avó Ana e dava de comer às galinhas que, à sua chegada, a recebiam com um canto popular. O João ajudava o avô Joaquim a tratar das flores e das árvores da quinta. O menino dizia que todas sorriam quando ele as visitava. E por mais que ninguém acreditasse, o João tinha a certeza de que era assim.
Quando ficaram mais crescidos, a Maria e o João foram morar para a cidade.
Embora vivessem longe dos avós, os meninos visitavam-nos sempre que podiam. E todos os anos, no dia 21 de Março, iam à aldeia da dona Ana e do senhor Joaquim festejar o seu aniversário. Faziam um piquenique à volta da árvore plantada no dia do seu nascimento, e toda a família cantava os parabéns aos três aniversariantes: à Maria, ao João e à árvore.
Quando cresceram ainda mais, estudaram muito, e a Maria tornou-se veterinária. O João é hoje arquitecto paisagista e ajuda a criar espaços verdes nas cidades, para que as pessoas que lá vivem tenham uma vida melhor.

Rosário Alçada Araújo, Brincar às Escondidas e outras histórias da Mãe Natureza

2 comentários:

  1. Olá Andreia!
    Fiquei muito contente com este texto que escolheste para pôr aqui. Fez-me lembrar a minha avó que morreu no ano passado com 101 lindos anos.
    Sorte daqueles que têm os avós por perto para lhes ensinarem os segredos da Natureza.
    Hoje que é dia da Mãe, fica a lembrança das Avós que são Mães duas vezes!

    Beijinhos
    Maria Manuel Mansilha

    ResponderEliminar
  2. Manocas,
    gostei muito do teu texto. Acho que é importante para termos presente a importância da Natureza. Um beijo, Carla

    ResponderEliminar