domingo, 27 de março de 2011

Cheesecake de Maracujá

Ingredientes:
Para a base:
200 g de bolachas tipo Maria
80 g de açúcar
90 g de manteiga

Para o recheio:
3 dl de polpa de maracujá em lata sem sementes
200 g de queijo mascarpone
0,5 dl de leite
1 lata de leite condensado
7 folhas de gelatina incolor
4 dl de natas frias
100 g de açúcar

Para a cobertura:
1,5 dl de polpa de maracujá em lata sem sementes
3 cs de sopa de leite condensado
2 maracujás
4 folhas de gelatina incolor

Para a decoração:
Maracujás

Esmague as bolachas com um rolo de cozinha. Junte o açúcar, a manteiga e amasse bem.
Coloque um aro com 25 cm de diâmetro num prato de servir e preencha o fundo com o preparado, calcando bem.
Para o recheio, misture bem a polpa de maracujá com o queijo e os leites.
Demolhe as folhas de gelatina em água fria por 3 minutos. Escorra e leve ao lume em banho-maria, mexendo até derreterem. Incorpore na mistura anterior.
A seguir, bata as natas em neve. Adicione o açúcar aos poucos, continuando a bater, até ficarem bem firmes. Envolva no preparado e verta sobre a base de bolacha. Leve ao frio para solidificar.
Entretanto, misture muito bem a polpa de maracujá com o leite condensado, com uma vara de arames. A seguir, adicione a polpa dos maracujás, retirando-a com o auxílio de uma colher. Demolhe as folhas de gelatina em água fria por dois minutos. Escorra e leve ao lume, mexendo até derreterem. Incorpore no preparado. Verta sobre o cheesecake, espalhe uniformemente e leve ao frio para ficar sólido.
Para desenformar, passe uma faca a toda a volta do interior do aro e retire-o.
Decore a gosto com maracujás.

7 comentários:

  1. Bem, como não podia deixar de ser, vim "fazer uma visita" e dei de caras com uma receita - mais uma - deliciosa...
    Eu gosto muito de cheesecake. Costumo fazer de doce de frutos silvestres ou de ... chocolate! A base faço como tens na receita. No recheio uso natas, queijo philadélfia e acúcar. Experimenta. De certeza vais gostar e a tua irmã também
    Beijinhos!!!!

    ResponderEliminar
  2. Uau! Deve ser SUPER!...
    Fico ansiosamente à espera do momento em que o possa provar. Confio em ti para convenceres a tua mãe ou a tua irmã a contribuirem para essa experiência 'marabilhosa'...
    Depois conversamos sobre esse momento.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá Mansilha,

    Estás boa?
    Que eu me lembro ainda não provei este doce!
    E já estou com a água na boca!
    Obrigado por gostares do meu blogue e por ires lá quando tens tempo!
    Um dia, havemos de experimentar, pode ser?

    Até breve!

    ResponderEliminar
  4. Olá tio, muito boa tarde!

    Eu neste momento estou a pensar fazermos os dois o doce para lhes fazermos uma surpresa!
    Que tal a ideia!
    Que eu me lembro nunca comi este doce!
    É com enorme prazer que eu gostava de o fazer.

    P.S Deve ser muito bom!

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  5. Este doce deve ser muito bom, acho que vou fazer um dia destes, Iolanda ( Açores). O meu blog é cantinhodaheidi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Dona Iolanda, bom dia!

    Eu chamo-me Andreia tenho 34 anos, sou gémea com outra moça.
    Obrigada por vir visitar o meu blog.
    Depois também irei ao seu blogue com muito prazer.
    Irei pôr mais receitas!

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  7. Ai sua gulosa!!!
    Quando me dás um bocadinho (bocadão) do teu cheesecake? Talvez pela Páscoa...
    Bom dia para ti!
    Beijos, muitos, da Carla

    ResponderEliminar