No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
João 1:1.
Aqui está o verdadeiro
princípio da história de Jesus. Enquanto Mateus e Lucas começam os respetivos
Evangelhos com o nascimento miraculoso de Jesus, e Marcos com o início do Seu
ministério, João leva os seus leitores até ao princípio dos princípios.
E que princípio foi esse? Comecemos por ir a Génesis 1:1.
“No princípio, criou Deus os céus e a terra.” Contudo, não é aí que João 1:1
começa. Afinal, de acordo com o versículo 3 de João, Jesus já existia antes da
criação narrada no Génesis, sendo Ele um agente ativo da mesma. (compare com
Col. 1:16; Heb. 1:2).
Consequentemente,
João faz recuar a nossa mente não de volta à história da Criação de Génesis 1,
mas até à vasta eternidade anterior à Criação e até ao lugar de Cristo, o
Verbo, no ilimitado infinito do tempo. Ellen G. White capta as profundidades
dessa eternidade quando escreve que Cristo “era igual a Deus, infinito e omnipotente…
É o Filho eterno, existente por Si mesmo.” (Evangelismo, p. 615). Quando o
apóstolo João diz “princípio” quer dizer o verdadeiro princípio antes da
criação fosse do que fosse.
O apóstolo
prossegue fazendo duas outras afirmações a respeito do Verbo. A primeira é que
Ele “estava com Deus.” O decorrer do quarto Evangelho ajuda-nos a compreender o
significado desse “com”. O Evangelho apresenta Jesus como estando ao lado do
Pai (João 1:18), o Pai a colocar todas as coisas nas Suas mãos (João 3:35), Ele
o Pai sendo um (João 10:30) e assim por diante, ao longo da história do
Evangelho. Desta forma, a segunda declaração de João acerca do Verbo, quando
ligada à primeira, apresenta Cristo como o Verbo que, desde toda a eternidade,
desfrutou de profunda intimidade com o Pai.
A última
declaração a respeito do Verbo iguala-O a Deus. É importante notar aqui que
João não diz que Jesus é o Pai. Afinal, o seu Evangelho apresenta os dois como
entidades distintas, capazes de falar com e acerca um do outro. Desta forma,
tanto o Pai como o Filho são identificadas nas Escrituras como “Deus” (comparar
com Heb. 1:8). Podemos dizer que partilham o mesmo nome de família (Deus), mas
têm diferentes funções.
Extraído por: Fixa Teus Olhos em Jesus de George R. Knight
Tu bem prometeste!!! Agora ficamos todos à espera!...
ResponderEliminarBjs querida